NOTÍCIA

Cirurgia Robótica agora no São Rafael: precisão de robô, cuidado de gente!

14/10/2019

IMG_0151

A Cirurgia Robótica em nosso hospital já é uma realidade! Há exatamente uma semana, no dia 16 de agosto, iniciamos os primeiros procedimentos com o Da Vinci SI – robô que pode realizar, com ainda mais segurança, cirurgias delicadas e de alta complexidade à distância, facilitando a vida de médicos e pacientes que costumam viajar para outro estado para ter acesso a este tipo de serviço. Mas, essa realidade já começa a ser mudada com o Programa de Robótica do HSR, que, inicialmente, atenderá pacientes da Urologia e Cirurgia Geral.

0169_cortada

Os primeiros procedimentos no São Rafael foram realizados pelo médico urologista Dr. Frederico Mascarenhas, juntamente com sua equipe Dr. Breno Dauster e Dr. Nilo Jorge Leão, e pelo cirurgião geral e coordenador médico do Programa, Dr. Paulo Amaral. “Iniciamos na sexta e finalizamos na segunda as primeiras cirurgias. Time sincronizado, cirurgias objetivas e com menos de 24 horas de internação. Esses são alguns dos benefícios do robô, que nos permite realizar procedimentos minimamente invasivos, com maior precisão, menos dor e desconforto no pós-operatório, menor risco de sangramento e tempo de internação, se comparados a uma cirurgia convencional”, destacou Dr. Frederico Mascarenhas. A chegada do equipamento representa mais uma conquista para a Bahia, que caminha para a consolidação tecnológica no setor da saúde.

IMG_0147

“O equipamento tem quatro braços articulados que realizam movimentos de alta precisão, possibilitando a preservação de estruturas essenciais para o bom funcionamento organismo: um deles possui uma câmera e os demais ficam livres para o manuseio dos instrumentos cirúrgicos. O médico, que estará no console de comando, visualizando imagens em 3D e com alta definição, comandará todo o procedimento, alcançando, através da tecnologia, áreas do corpo humano de difícil acesso. Ou seja, o robô irá reproduzir os mesmos movimentos das mãos e dos dedos humanos, de maneira sutil e precisa, em tempo real, impedindo qualquer tremor ou deslize”, explicou o diretor médico do HSR, Dr. Rafael Vita.