NOTÍCIA

HSR realizou Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI) para tratamento de Insuficiência Aórtica Pura

14/10/2019

WhatsApp Image 2019-09-19 at 16.31.15

Mais um marco do pioneirismo do São Rafael. A experiência do Serviço de Hemodinâmica da instituição, na realização do procedimento tavi, considerado um dos maiores avanços da Cardiologia, vem alcançado resultados positivos, beneficiando o paciente.

Recentemente, foi realizado no HSR o TAVI para tratamento de paciente com Insuficiência Aórtica Pura e risco impeditivo para a cirurgia aberta. O procedimento foi um sucesso, com duração de 2 horas. O paciente deambulou no mesmo dia do procedimento, recebeu alta hospitalar e vem apresentando evolução satisfatória. “O TAVI para tratamento da Insuficiência Aórtica Pura é de extrema complexidade devido à ausência de calcificação valvar. Destaco a importância da decisão multidisciplinar e compartilhada com o paciente, além do planejamento terapêutico detalhado para alcançarmos o resultado positivo”, afirma Dr. Cristiano Guedes, Cardiologista Intervencionista responsável pelo procedimento.

Além de Dr. Cristiano Guedes, participaram também os Cardiologistas Intervencionistas Dr. Carlos Vinicius Espírito Santo (HSR) e o Dr. Fábio Sandoli (SP); o ecocardiografista Dr. Adriano Chaves(HSR), os anestesiologistas Dr. Rodrigo Leal (HSR) e Dr. Victor Sampaio (HSR). A equipe da Cardiologia, coordenada pela Dra. Márcia Noya, esteve envolvida nas diversas etapas do cuidado com o paciente. A experiência acumulada no serviço de Cardiologia do HSR – Rede D’Or com o tratamento por cateter da Estenose Aórtica permitiu que essa técnica revolucionária também fosse empregada para tratamento da Insuficiência Aórtica Pura, com sucesso.